Tradutor

ZARD


ZARD1991-2007
Grupo musical japonês.
Esse quinteto que obteve grande sucesso no Japão desde o ínicio da década de 90, foi fundado e liderado pela cantora Sakai Izumi, que foi a única a se manter na banda desde a sua criação, por esse motivo, os nomes de Sakai Izumi e ZARD se tornaram quase como sinônimos na música japonesa moderna.
Nascida como Kamachi Satiko, em Fukuoka, a 6 de fevereiro de 1967, era filha de um professor de auto-escola no Japão e dona de uma grande beleza. Trabalhou como secretária em uma companhia estatal por dois anos antes de investir na carreira de modelo. Durante essa época, foi escalada para trabalhos como promoter em comerciais da empresa aérea Japan Air System, e feiras de automóveis, chegando até a participar de um livro de fotos sensuais no fim dos anos 80. No início dos anos 90, se apresentou ao produtor Nagato Daiko, chefe do Grupo Being, importante empresa de produção músical do Japão, que viu nela um grande potencial como letrista e cantora. Em 1990 ela adotou o nome artístico de Sakai Izumi, e seu ano de nascimento para 1969, desse modo, em uma tentativa de esquecer seu passado difícil e começar em uma vida totalmente nova.Em 1991, ela se juntou a um quarteto de músicos e começou o ZARD, como vocal principal. O nome ZARD foi criado por Sakai como um derivado de palavras inglesas como "wizard"(mágico) ou "blizzard"(tempestade de neve), mas na verdade, de acordo com a própria Sakai Izumi, o nome não tinha um significado específico.
O primeiro single do grupo "Good Bye My Loneliness", foi lançado em 10 de fevereiro de 1991, e alcançou o nono lugar na escala das mais vendidas da Oricon (uma espécie de IBOPE musical japonês) naquele mês.
Os outros dois singles lançados naquele ano não tiveram o mesmo êxito, que só retornou no ano de 1992 com o quarto single "Nemurenai Yoru wo Daite", que chegou a vender 440 mil cópias.

Vídeo da canção "Nemurenai Yoru Wo Daite", gravada em 1992.

Em 27 de janeiro de 1993, ZARD lançou seu sexto single e maior sucesso da história da banda: "Makenaide", com colaboração do grande compositor Oda Tetsuro, e colaboração de Kuribayashi Seichiro, vendeu 1,64 milhão de cópias, surpreendendo até mesmo seus autores. A partir deste momento, o ZARD encontrou seu lugar no mundo, e todos os singles que lançaria depois estariam na lista dos dez mais vendidos pelos anos seguintes.
Neste mesmo ano foram lançados dois outros singles: "Yureru Omoi" e "Kitto Yasurenai", que também alcançaram grande sucesso. Foi também em 1993, que os quatro integrantes se retiraram da banda. Sakai continuou com o nome ZARD, e buscou novos musicos para dar prosseguimento ao grupo. E também em 93, o ZARD apareceu pela primeira vez em uma entrevista no programa Music Station, a primeira das raras vezes que a banda apareceria em público. ZARD foi o campeão de vendas daquele ano.

Vídeo da canção "Kitto Wasurenai", décimo single do grupo ZARD, lançado no final de 1992.

Em 1995 lançou o single "My Friend", que vendeu um milhão de cópias.
Zard ficou conhecido por sua aura de mistério, os integrantes do grupo eram muito reservados em relação à suas vidas pessoais, e Sakai raramante fazia aparições em publico ou em programas de televisão. O primeiro concerto do grupo aconteceu em 1999, em um cruzeiro particular para apenas 600 pessoas. O primeiro concerto aberto para o público aconteceu treze anos após o inicio do grupo, em março de 2004, abrindo uma série de dez apresentações pelo país, que encerraria quatro meses depois em um concerto no Nippon Budokan de Tóquio.

Vídeoclipe da música "My Friend", décimo-sétimo single de ZARD, lançado em 8 de janeiro de 1996.

Sakai cultivava uma vida saudável, porém começou a apresentar diversos problemas de saúde durante sua carreira, chegando até mesmo a se afastar da carreira em 2001, e ficar impossibilitada de gravar entre 2002 e 2004. Em junho de 2006, ela se submeteu a uma círurgia para a retirada de um tumor no útero, depois seria descoberto que a doença já havia se espalhado para os pulmões. Em abril de 2007, Sakai foi internada no Hospital Universitário de Keio, em Minato, Tóquio, para começar seu tratamento.
De acordo com os médicos, parentes e amigos, ela estava reagindo bem a quimioterapia, e já planejava a gravação de um novo álbum previsto para ser lançado no segundo semestre daquele ano.
Sakai Izumi morreu na tarde de 27 de maio de 2007, aos 40 anos, devido a traumatismo craniano quando fazia sua caminhada matinal no dia anterior e escorregou de uma escada que estava molhada devido a chuva da noite, caindo de uma altura de 3 metros e tendo sérias lesões na cabeça.
Foto do memorial à Sakai Izumi, com flores depositadas por amigos e fãs.

A notícia de sua morte inesperada chocou o país. Quarenta mil pessoas, entre elas, figuras ilustres do campo artístico japonês, compareceram à seu funeral.
Último trabalho gravado por Sakai, o single "Glorious Mind", foi lançado em 27 de dezembro de 2007, e durante uma semana após seu lançamento, ficou em primeiro lugar, na lista dos singles mais vendidos da Oricon.

Vídeo da música "Yureru Omoi", lançada em 1993, vendeu 1.300.000 cópias no Japão.

Oficialmente um grupo, ZARD é considerado no Japão, uma banda composta por apenas uma vocalista. Sakai escreveu todas as 150 músicas da banda, com exceção de duas músicas do primeiro álbum, escritas por Kawashima Dariya, e também escreveu letras para bandas como Wands e Field of View.
Sakai, em 17 anos de carreira, produziu 42 singles, 11 álbuns e 5 coletâneas. Três destes singles venderam mais de um milhão de cópias cada um. Seis de seus álbuns e as três primeiras coletâneas ultrapassaram a casa do milhão, ZARD vendeu mais de 30 milhões de cópias, desde seu primeiro single até hoje, tornando-se a oitava campeã de vendas e uma das bandas mais bem sucedidas da história musical do Japão.


 
Vídeo de ZARD, cantando ao vivo seu maior clássico: "Makenaide", em rara aparição pública, no programa de televisão Music Station, exibido pela TV Asahi, em 5 de fevereiro de 1993.


Nenhum comentário:

Postar um comentário